Na maioria das vezes ouvimos dizer que um empreendedor é quem iniciou seu próprio negócio, em outras palavras, trilhando seu caminho por conta própria . Este é realmente o caso, a definição formal de empreendedorismo é o processo de iniciar um negócio ou uma organização com fins lucrativos ou sociais . Usamos a frase com fins lucrativos ou sociais para delinear e separar o empreendedorismo comercial do social e de caridade. Já que definimos o que é o empreendedorismo, chegou a vez de falar sobre o da evolução humana em si.

“Empreendedor”, A evolução humana

Em um mundo moderno e tecnológico como o atual, um empreendedor é alguém que elabora um modelo de negócios, adquire recursos financeiros e humanos necessários para iniciar um novo empreendimento, operacionaliza e é responsável por seu sucesso ou fracasso . obtém o valor de capital, investi e, assim, assume a culpa pelo fracasso, por outro lado, tendem a colher as recompensas em caso de sucesso, em outras palavras, o empreendedor é o que assume riscos e é um inovador, além de ser criador de novas empresas, diferente de empregados que executam projetos ao invés de cria-los. 

Atributos de empreendedores

O Empreendedor deve ser um inovador que tenha uma ideia ou um conceito possivelmente novo que possa ter sucesso no mercado. Observe que os investidores geralmente tendem a investir em ideias e conceitos com potenciais retornos adequados para seu capital investido, portanto, o empreendedor precisa ter uma projeto verdadeiramente inovador para um novo empreendimento.

Espero que com esse artigo, você tenha esclarecido algumas duvidas referentes ao empreendedorismo, todos os pontos abordados são comportamentos que a maioria dos empreendedores costumam seguir, ou pelo menos alguns aspectos levantados, acredite o sucesso é questão de escolha, cabe a você aguardar ou tomar atitudes, o diferencial começa a partir do primeiro passo.